Quinta Grande

Freguesia


A Quinta Grande, é uma das cinco freguesias constituintes do concelho de Câmara de Lobos. Foi criada a 24 de Julho de 1848, surgida na sequência do desmembramento de alguns sítios das freguesias do Campanário e de Câmara de Lobos

Até se chegar à sua atual denominação de Quinta Grande, passaram os terrenos que a constituem por diversas denominações, na maior parte das vezes relacionadas com o seu proprietário. Em 1501 era conhecida por Quinta do Cabo Girão, depois chamou-se de Quinta de Manuel de Noronha, seguindo-se as denominações de Quinta de D. Maria de Ataíde, Quinta de Luís de Noronha, Quinta de Fernão de Noronha, Quinta dos Padres, Quinta da Companhia, sendo ainda cognominada, em documentos oficiais de Quinta da Vera Cruz e finalmente Quinta Grande, numa alusão evidente à grandeza, em termos da sua dimensão como propriedade.

Festas e romarias: Nossa Senhora dos Remédios (2º Domingo de Setembro), Santíssimo Sacramento (3º domingo de Setembro), Senhor da Vera Cruz (2º domingo de Maio), Espírito Santo (data móvel, em Junho), Nossa Senhora de Fátima (13 de Maio e 13 de Outubro), marchas Populares e Arranjo de Fontenários (23 de Junho).


O miradouro do Cabo Girão, apesar de habitualmente associado à freguesia de Câmara de Lobos, pertence efetivamente à Quinta Grande e constitui o principal motivo de interesse turístico juntamente com o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Capela benzida no dia 11 de Outubro de 1931.




É a igreja matriz da freguesia da Quinta Grande e serve como sede da paróquia. As festividades de Nossa Senhora dos Remédios celebram-se no segundo domingo de Setembro. A Igreja Matriz situa-se na rua Bispo Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade. No que respeita aos elementos característicos da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios a igreja possui 1 portal, 2 janelas, um adro com média dimensão e uma torre sineira com relógios. O portal é de madeira e está envolto com pedra de cantaria. À frente da porta é possível observar a data 1950 que coincide com a altura da ampliação da igreja.


O Miradouro da Fajã dos Padres


Situa-se no na freguesia da Quinta Grande, no cimo de uma falésia a cerca de 250 m de altitude.

Este miradouro proporciona uma vista fantástica sobre a Fajã dos Padres, área de terra fértil á beira-mar onde é possível tomar banho nas águas cristalinas do mar e degustar deliciosos pratos de peixe e marisco no restaurante local.

É neste local que se encontra o elevador panorâmico que dá acesso à fajã. A descida faz-se em 4 minutos.

O nome da fajã deve-se ao facto de ter pertencido aos padres da Companhia de Jesus durante mais de 150 anos.

Apesar do isolamento do local, chegaram a viver na Fajã cerca de 50 pessoas, entre colonos e jesuítas, distribuídas por um conjunto de cerca de 10 casas. Para além do amanho das terras, julga-se que o local terá servido então de local de veraneio dos frades.



Quinta Grande é uma freguesia portuguesa do concelho da Câmara de Lobos, com 3,89 km² de área e 2 099 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 539,6 hab/km². Quinta Grande tem uma estrada que liga Calheta e Funchal.

A atividade principal é a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul. Tem montanhas a norte. Quinta Grande possui uma escola, um liceu, um pavilhão desportivo, uma igreja e uma Praça.


CP QUINTA GRANDE

Morada e contacto

Estrada Padre António D Henriques C Cívico Quinta Grande 9300-261 QUINTA GRANDE


 291 945 081


09:00 – 13:00, 14:00 – 16:30


Newsletter


Anular subscrição

© Todos os direitos reservados a CP QUINTA GRANDE - 2024